Mães de Hortolândia vão doar leite durante Semana Mundial do Aleitamento Materno
terça-feira, 30 de julho de 2013Dentro da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, promove, no dia sete de agosto, a coleta de leite humano, doado por dez mães voluntárias do município. Uma equipe do Banco de Leite Humano de Campinas, instituição parceira da Administração, virá ao município ensinar às participantes como se faz a retirada do material e acompanhar as etapas da ordenha. O evento acontece das 9h às 12h, no CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher), localizado na Rua Caminho da Servidão, 255, no Jardim Green Park Residence.
Na ocasião, integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, órgão da Prefeitura que promove a campanha, entregarão à pediatra Claúdia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação da cidade vizinha, frascos de vidro coletados em unidades da rede municipal de Hortolândia. A mobilização para a coleta dos potes faz parte das ações da Semana e tem por objetivo auxiliar bebês prematuros e adoentados, atendidos pelo Banco de Leite de Campinas, que precisam deste recurso para continuar consumindo leite materno. Até agora, a Prefeitura já doou 150 frascos.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece entre os dias 1 e 7 de agosto, tem como tema e slogan “Leite Materno: depois do seu amor, é o que seu filho mais precisa”. O evento recebe o apoio do programa Viva Mais e Melhor, que busca promover, junto à população, hábitos saudáveis, que levem à saúde e uma melhor qualidade de vida. A abertura será no dia 1, quando haverá duas palestras e debate, a partir das 13h, no auditório Arlete Afonso, do IASP (Universidade Adventista de São Paulo), localizado na Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, no Parque Hortolândia. O evento tem como público-alvo tanto profissionais de saúde, tais como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, dentistas e terapeutas ocupacionais, quanto da educação, como professores, diretores, vice-diretores e coordenadores do ensino infantil e fundamental.
Voluntárias ainda podem doar
Mães de Hortolândia, com produção excedente de leite, interessadas em participar da coleta ainda podem agendar horário. Basta ligar para 3809-5100 (rama 5171) e falar com membros do Comitê de Aleitamento.
O processo de coleta dura cerca de 40 minutos e acontece reservadamente. Para doar, as voluntárias precisam estar saudáveis e apresentar exames laboratoriais, como os de HIV (o que verifica a presença do vírus da Aids) e VDRL (o que detecta a existência da Sífilis) feitos há menos de um ano. Não podem ser fumantes, alcoolistas, usuárias de drogas, nem estar com infecções (como mastite, gripe ou infecção urinária).
“Fazer esta coleta coletiva em Hortolândia vai ajudar também a sensibilizar as pessoas da importância da doação deste leite e de acolher esta mãe que tem produção excedente. Para ela, este excesso é algo difícil, que produz desconforto, porque vaza e molha a roupa. Assim, poderemos ajudá-la neste sentido”, afirma a consultora internacional em amamentação e integrante do Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Hortolândia, Ana Cecília Dias Aragão, responsável pela campanha. “Este leite vai passar por análise no Centro de Lactação para verificar o teor de gordura presente e ver para que bebê mais necessitado ele deve ser destinado”, acrescenta.
Confira a programação de abertura:
Semana Mundial do Aleitamento Materno
1ª. Etapa: palestras e debate
Data: 01/08/2013
Local: auditório Arlete Afonso, do IASP (Universidade Adventista de São Paulo), Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, Parque Hortolândia.
13 h – Distribuição de materiais
13h30 – Abertura da Semana Mundial do Aleitamento
Materno
14 h – Palestra: Aleitamento Materno, Desenvolvimento e
Creches Amigas da Amamentação – Dr. Marcus Renato de
Carvalho – Pediatra, Professor de Puericultura e Pediatria da
UFRJ, Consultor Internacional em Aleitamento Materno pelo
IBCLC e Wellstart International, CA, EUA
15h – Intervalo
15h20 – Palestra: Composição do Leite Materno e suas
Vantagens – Dra. Mari Elísia de Andrade – Médica Pediatra e
Homeopata, Consultora Internacional em Aleitamento Materno pelo IBCLC e Consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru.
16h20 – Debate
16h45 – Sorteio de brindes
17h – Encerramento com Apresentação Musical
2ª. Etapa: Coleta de leite humano e doação de frascos de vidro
Data: 07/08/2013
Hora: das 9h às 12h
Local: CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher), na Rua Caminho da Servidão, 255, no Jardim Green Park Residence.
Fonte: Portal Novidade
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Ameaça esvazia prédio da Prefeitura de Hortolândia
- Hortolândia também debate marketing promocional e esportivo
- Moradores do Nova América em Hortolândia pedem regularização
- Prefeitura de Hortolândia e Senac abrem inscrição para curso Educação para o Trabalho
- PM apreende explosivos, drogas e armas em casa de Hortolândia