Hortolândia e Sumaré lideram na região em furtos e roubos de carros
sexta-feira, 2 de agosto de 2013Hortolândia (SP) e Sumaré (SP) lideram os casos de furtos e roubos de carros no primeiro semestre deste ano nas 49 cidades da região de Campinas (SP), se comparados dados de violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a frota de veículos nos municípios, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Juntas as duas cidades registraram 1.578 casos. “Muitas vezes venho a pé para o centro de Sumaré”, afirma o pedreiro Hélio dos Anjos, que teme furtos e roubos. A professora Rute Nascimento vai trabalhar todos os dias andando, desde que foi vítima de roubo.
Em Hortolândia, com frota de 76.817 carros, um a cada 109 automóveis foi furtado ou roubado nos primeiros seis meses deste ano, totalizando 875 registros. Vizinha, Sumaré registrou um caso a cada grupo de 145 veículos. A cidade tem 127.180 veículos registrados no Denatran e 703 foram parar nas mãos dos ladrões.
Um e cada 163 foram levados pelos criminosos em Campinas no mesmo período. Limeira (SP) registrou um caso a cada 165 veículos. Nova Odessa (SP) vem na sequência com um a cada 191 carros levados.
Além do prejuízo com os furtos e roubos, proprietários de automóveis destas cidades também enfrentam preços maiores nos seguros. “Quanto mais furtos e roubos a cidade tem, maior será o preço”, lembra o diretor do Sindicato Regional dos Corretores Carlos Aparecido Cunha.
Especialista em segurança, Osvaldo Roberto Missio Jr, aponta que o alto índice de furtos e roubos acontece pelo favorecimento logístico, pois permite que as peças e veículos provenientes de furto e roubo escoem rapidamente. Outro fator é o grande número de desmanches. “O desmanche é o fator principal”, declara Missio Jr.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que foram fechados em um ano 25 desmanches clandestinos pelo Setor de Furtos e Roubos de Veículos da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Em relação a Hortolândia e Sumaré, a Secretaria informa que tem feito ações dirigidas ao cumprimento de mandados de prisão e localização de desmanches. Em Sumaré, os desmanches, oficinas mecânicas e funilarias são mensalmente fiscalizadas. A Polícia Militar não comentou o caso até a publicação desta reportagem.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Em Hortolândia, Sem-teto buscam apoio na Câmara
- Prefeitura de Hortolândia abre inscrições para aulas gratuitas de vôlei de praia
- Inauguração de unidade de trens em Hortolândia e gera 250 empregos
- Hortolândia investe em qualificação para expandir polo ferroviário
- PSFs oferecem oficinas de alimentação saudável em Hortolândia