Shopping Hortolândia recebe ponto de coleta de Lixo Eletrônico
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013O Shopping Hortolândia aderiu à campanha ‘Descarte Consciente’, ação de coleta de resíduos eletrônicos implantada pela Prefeitura de Hortolândia, e tornou-se um dos 20 pontos que estão recebendo Lixo Eletrônico na cidade. A iniciativa, criada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem como objetivo conscientizar a população sobre os danos que o descarte incorreto de peças e componentes eletrônicos podem causar ao meio ambiente e à saúde das pessoas. “Segundo a ONU, o Brasil é líder entre os países emergentes na geração desse tipo de resíduos. O objetivo da campanha é informar a população e diminuir a quantidade de resíduos eletrônicos que vão para os aterros sanitários e causam contaminação”, diz o superintendente do Shopping Hortolândia, Marcelo Rodrigues.
“Nosso shopping já conta, há algum tempo, com estações de depósito de lixo reciclável, como papel e papelão, madeira, vidro e metais, além de coletores de pilhas e baterias usadas. A campanha ‘Descarte Consciente’ é mais uma ação que vem para reforçar nossa preocupação com as causas ambientais”, diz Marcelo.
São chamados de “Lixo Eletrônico” equipamentos usados, queimados ou esgotados, como por exemplo chapinhas, secadores de cabelo, celulares, aparelhos de telefone, DVDs e TVs, monitores, rádios, impressoras, calculadoras, pilhas, baterias, liquidificadores, fornos de microondas, batedeiras, máquinas digitais, ferro de passar roupas e peças de eletrônicos. O material coletado que estiver de acordo com as instruções impressas no folheto distribuído na cidade pelos agentes ambientais será reaproveitado pela Reciclo Metais, empresa parceira do INAC (Instituto Nova Agora de Cidadania), Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) conveniada com a Prefeitura, responsável pelo gerenciamento da URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos).
Não serão coletados equipamentos como geladeiras, freezers, fogões, aparelhos de ar condicionado, fornos elétricos, lâmpadas e máquinas de lavar louça e roupa.
DANOS À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE
Equipamentos eletroeletrônicos oferecem risco ambiental e à saúde da população porque possuem substâncias tóxicas como cádmio, cromo, chumbo, arsênico, mercúrio e fósforo, que, ao serem incorretamente descartados, podem contaminar o solo, a vegetação e as águas, representando, em alguns casos, risco de morte.
De acordo com estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado em 2009, no mundo, são produzidos aproximadamente 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. No Brasil, a estimativa varia de 600 mil a um milhão de toneladas anuais de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. Dados divulgados no estudo feito em 2012 pelo Banco Mundial mostram que a produção de lixo eletrônico no Brasil deve aumentar para 8 kg/habitante por ano até 2015, superando os atuais 6,5 kg.
SERVIÇO NA CIDADE DE HORTOLÂNDIA
Ponto de coleta de Lixo Eletrônico
Local: Estacionamento do piso térreo do Shopping Hortolândia
Rua José Camilo de Camargo, nº 5 – Centro – Hortolândia-SP
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Escolha da Rainha do Rodeio será terça-feira (30/04) no Shopping Hortolândia
- Hortolândia: Doentes crônicos estão convocados a tomar vacina contra a gripe
- Prefeitura de Hortolândia entrega certificado a 150 alunos da EJA
- Câmaras de Sumaré e Hortolândia aprovaram 85% e 93%, respectivamente, do total de propostas
- Hortolândia realiza torneio de xadrez neste domingo