Banda de Hortolândia é contemplada pela Funarte
quarta-feira, 19 de junho de 2013A Banda Municipal de Hortolândia foi selecionada no Prêmio Funarte (Fundação Nacional de Artes) de Apoio a Bandas de Música, do Minc (Ministério da Cultura), no último mês. Com o reconhecimento, os músicos receberão mais cinco novos instrumentos de sopro, sendo uma tuba, um bombardino, uma trompa cromática e dois saxofones, sendo um alto e outro tenor. Os custam dos instrumentos totalizam em R$ 50 mil.
O grupo faz parte do Centro de Educação Musical, promovido pela Secretaria de Cultura da cidade. Segundo o secretário de Cultura da Cidade de Hortolândia, Tino Sampaio, os novos instrumentos possibilitarão o grupo a atender mais alunos. “Nosso intuito é ampliar o atendimento em todas as áreas”, destaca Sampaio.
“Este prêmio é o reconhecimento do trabalho sério que desenvolvemos na cidade há quase 20 anos. Concorremos com mais de mil projetos e 150 foram contemplados. Fomos selecionados nos critérios de continuidade, qualidade e objetivo. Desde que começamos com a Banda, sempre focamos estes quesitos para alcançarmos o sucesso”, afirma o maestro da Banda, Márcio Beltrami, também responsável pela regência da Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, de Nova Odessa.
Inscrições
O Centro de Educação Musical da cidade está com inscrições abertas para cursos gratuitos de iniciação musical em flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba e percussão. O espaço, que foi ampliado este ano para atender mais 100 alunos, sediará aulas de música para crianças e adolescentes entre oito e 16 anos. As inscrições ficarão abertas até a capacidade das turmas serem alcançadas.
Os interessados devem se inscrever na sede do Centro de Educação Musical. Menores de 14 anos precisam fazer a inscrição acompanhados dos pais. Para a matrícula, é necessário apresentar comprovante de residência, documento de identidade e uma foto 3×4. Após a inscrição, os interessados serão avaliados através de um curso teórico-prático. “A música desenvolve a habilidade e a percepção dos jovens, além de estimular áreas do cérebro que não são usadas diariamente por quem não trabalha com ela. Os cursos são oportunidades para que muitas crianças e jovens descubram uma profissão que trabalha a disciplina e o conhecimento”, explica Sampaio.
“Com a ampliação, agora temos espaço para comportar mais alunos. O Centro de Educação na Cidade Hortolândia é uma escola séria, que busca a formação dos alunos. Já temos muitos músicos formados e que continuam na área. Nosso objetivo é fazer com que o jovem inicie com a música e possa entrar no mercado de trabalho”, completa Beltrami.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Hortolândia fará arrastão contra dengue no Jardim Campos Verdes
- Festa junina no Centro de Convivência da Melhor Idade reúne 400 pessoas em Hortolândia
- Hortolândia também investe em grupos de apoio
- Estudantes de Hortolândia são selecionados para a etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa
- Julho: Shopping Hortolândia traz shows ao vivo com artistas da região