Aulas da primeira turma da faculdade pública de Hortolândia começam no dia 18
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013Os alunos matriculados para a primeira turma do curso superior tecnológico federal em Hortolândia já se preparam para o início das aulas, marcado para a segunda-feira (18/02). Até esta quinta-feira (07/02), após a convocação dos aprovados na primeira e na segunda lista, 20 estudantes continuavam matriculados para cursar “Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, no período noturno, no campus Hortolândia do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo). Cinco dos matriculados são do município.
Até o dia 22 deste mês, o número de inscritos pode mudar, porque aprovados em outras instituições podem desistir da matrícula a fim de migrar para outra instituição de ensino superior, explica a gerente educacional do campus Hortolândia, Profª. Jacqueline De Blasi. Para ela, o resultado é considerado “normal” e mesmo “esperado”, em razão de o curso ser uma novidade para os que estão ingressando no ensino superior neste ano.
“Como o curso na cidade de Hortolândia é novo, alguns candidatos não sabem onde a escola fica. Às vezes, esta é também a segunda ou a terceira opção”, explica Jacqueline. O campus Hortolândia está localizado na Av. Tereza Ana Cecon Breda, s/n, Vila São Pedro.
Cinco matriculados são de Hortolândia
Entre os cinco matriculados que são de Hortolândia está o jovem Humberto Antônio Ferris Pereira, de 18 anos de idade, convocado na primeira chamada, que mora na cidade há um ano, no Parque Ortolândia. Com o pai autônomo e a mãe faxineira, o jovem, que trabalha numa empresa esportiva em Campinas, imaginava ter que recorrer ao FIES, programa de financiamento universitário em parceira com o Governo Federal, para pagar os R$ 1.200 mensais cobrados pela faculdade particular onde esperava ingressar. “Não tínhamos condição de pagar”, observa.
Agora, comemora a aprovação no curso federal gratuito e de qualidade. “Estou bem empolgado e ansioso para começar”, revela Humberto, que fez o Ensino Médio em escola pública estadual, a ETEC de Campinas, e soube por acaso do curso em Hortolândia, ao fazer a inscrição no site do Sisu. “Foi a minha primeira opção. É um curso de qualidade e a facilidade de locomoção é maior”, afirma. “Além disso, tem a especialização na minha área. Desde o 2º ano do Ensino Médio que comecei a pensar nela, porque antes meu foco era a química. Gosto muito de mexer com computadores e estas coisas”, comenta o jovem, empolgado.
Terceira chamada
Após a primeira e a segunda chamadas, como houve sobra de metade das vagas, será feita uma terceira convocação. Os candidatos não selecionados na segunda chamada do Sisu (Sistema de seleção Unificada) tiveram até esta sexta-feira (08/02) para manifestar, via site do sistema, interesse nas vagas remanescentes, anotando o nome do curso e da instutição como primeira opção, como informa o site do IFSP, ifsp.edu.br.
Parceria entre Prefeitura de Hortolândia e MEC
A oferta de cursos superiores federais no município é aguardada desde 2011, quando o IFSP iniciou as atividades na cidade. A implantação do campus Hortolândia — feita em parceria com a Prefeitura –, representa uma conquista para a cidade e é fruto do trabalho ativo da Administração junto ao governo federal.
Antes da construção do novo prédio, o campus do IFSP funcionou provisoriamente no Centro de Formação Paulo Freire, no Remanso Campineiro. A Prefeitura cedeu o prédio para que o IFSP pudesse dar início às aulas do curso técnico em informática.
Projetado para atender 1.200 alunos, o novo prédio, na Vila São Pedro, foi inaugurado no ano passado. Além de ceder a área de 108 mil metros quadrados, avaliada em cerca de R$ 1,7 milhão, a Prefeitura doou a terraplenagem e o projeto arquitetônico da unidade.
Antes do lançamento do curso superior, o campus Horto|ândia oferecia vagas somente para o Ensino Médio. Os cursos técnicos integrados anuais para “Técnico em Fabricação Mecânica” e “Informática”, acontecem em parceria com a Escola Estadual Profª. Liomar Freitas Câmara, no período vespertino.
Há também turmas semestrais, concomitantes, do curso “Técnico em Informática”, nos períodos da tarde e da noite. A primeira turma do curso superior de tecnólogo começa no primeiro semestre deste ano.
A abertura da primeira turma do curso superior é comemorada pela secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira: “Ter um instituto com esta qualidade, com professores experientes e qualificados, é uma grande conquista e um privilégio para uma cidade que se emancipou há tão pouco tempo. Através dos cursos técnicos e, agora, do superior, o instituto federal vem oferecer oportunidade. Nossa cidade é industrial e o instituto traz para os nossos jovens a oportunidade de se profissionalizar e ocupar o mercado de trabalho da nossa cidade”, afirma.
Fonte: Prefeitura Hortolândia
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Fogo é controlado em fábrica de colchões em Hortolândia, SP
- Grito Cultural será realizado neste domingo em Hortolândia
- Polícia acha laboratório para refino de cocaína e prende 3 em Hortolândia
- Veículos sucateados serão recolhidos em Hortolândia
- Avenida Olívio Franceschini é o palco da folia em Hortolândia