Circuito Cidadão realiza mais de 28 mil atendimentos em Hortolândia
quinta-feira, 19 de abril de 2012O Circuito Cidadão, projeto que oferece serviços gratuitos nas áreas de saúde e cidadania, realizou mais de 28 mil atendimentos em Hortolândia, sábado (14/04). A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia, Sesi (Serviço Social da Indústria) e EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão).
Durante o evento, foram realizados 4.900 testes oftalmológicos em crianças e adultos. Por meio do Projeto Catarata, realizado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), usuários da rede municipal de saúde foram encaminhados para cirurgia.
Na área de saúde, a população contou, ainda, com serviços de vacinação, medição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids, avaliação física, postural e nutricional, higiene bucal e orientação para prevenção da dengue.
No setor de cidadania, foram distribuídas 5.000 lâmpadas econômicas à população de baixa renda, uma parceria da Prefeitura com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Por meio do Poupatempo, foram realizadas emissão da primeira via da carteira profissional (até 16 anos), emissão da primeira via de RG (até 16 anos).
A população também recebeu, gratuitamente, corte de cabelo, atendimento do Procon (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor) e OAB (Ordem dos Advogados), orientação ao pequeno empreendedor – com apoio da Aciah (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia) e do Sebrae – emissão do Cartão Cidadão/SUS, elaboração de currículo, doação de mudas de árvores, além de atividades de recreação.
Esta é a terceira vez que a Prefeitura traz o Circuito Cidadão para Hortolândia. O objetivo é propiciar à comunidade o atendimento de vários serviços da área de saúde e de cidadania, com a meta de promover a integração social e a melhoria da qualidade de vida de toda das pessoas, em especial a população de baixa renda.
SUCESSO
Para realizar o Circuito Cidadão, a Prefeitura cedeu o espaço e disponibilizou um grupo de 300 servidores para atender a comunidade nas diversas atividades. Ao todo serão 500 pessoas em ação somando-se voluntários do Sesi, Poupa Tempo e Unicamp.
“O evento foi um sucesso. Em parceria com o Sesi e a EPTV, garantimos um dia de prestação de serviços gratuitos à população de baixa renda, que é prioridade na realização das nossas políticas públicas. As pessoas estavam felizes. Isso significa que a nossa Administração está em sintonia com a população”, avaliou o secretário municipal de Governo, Geraldo Estevo Pinto.
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Hortolândia realiza 1º Conferência sobre Transparência e Controle Social
- Palestra em Hortolândia ensina empreendedor a investir em franquia
- 8ª Festa do Peão injeta R$ 3,5 milhões na economia de Hortolândia
- AE-Sebrae abre inscrições para cursos gratuitos de gestão empresarial em Hortolândia
- Quarta é dia de música no Shopping Hortolândia