Em Hortolândia, serviço de ônibus será monitorado por GPS
quinta-feira, 25 de outubro de 2012A frota de ônibus do transporte coletivo urbano de Hortolândia passará a ser monitorada pela Prefeitura de Hortolândia por meio de uma central. Ela permitirá o acompanhamento do trajeto do ônibus, o controle de horários, tempo das viagens e possíveis imprevistos, por meio do sistema de AVL (Localização Automática de Veículos), com uso de GPS. O monitoramento alcançará toda a frota do transporte urbano composta, atualmente, por 35 veículos. A previsão é de que o serviço esteja em operação até o primeiro trimestre de 2013. As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Hortolândia.
Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves dos Reis, a Central de Monitoramento é uma das medidas adotadas pela Administração para ampliar a fiscalização do serviço e garantir mais eficiência no atendimento à população. “Isso permitirá que o usuário tenha um transporte coletivo mais eficiente porque a Prefeitura terá controle dos veículos desde a partida até o destino, em tempo real. Nosso objetivo é chegar a um patamar de maior qualidade e confiança no transporte coletivo”, justifica Reis.
De acordo com o chefe de Setor de Transporte, Aparecido Serafim, o monitoramento deve ser feito diariamente, das 4h30 às 23h30, horário de circulação dos ônibus. Um GPS instalado dentro de cada veículo enviará à Central de Monitoramento os dados. Para manter a central em funcionamento, a Prefeitura investirá cerca de R$ 100 mil por ano.
A instalação da Central de Monitoramento faz parte do projeto de reestruturação do sistema de transporte coletivo urbano, muito criticado pela população. O novo contrato de concessão deve durar 15 anos e foi assinado com a Viação Lira, empresa do grupo Rápido Luxo, dona da ex-concessionária, a Viação Boa Vista. As medidas previstas no plano de transporte coletivo urbano beneficiam cerca de 7.500 pessoas que andam de ônibus todos os dias em Hortolândia.
Fonte: Jornal O Liberal