Em um ano, radares reduzem 56% acidentes de trânsito em Hortolândia
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012Desde que a Prefeitura da cidade Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, ativou os equipamentos de radar na cidade, em fevereiro de 2011, o número de acidentes registrados na cidade teve numa redução significativa: 56%. Os dados, divulgados pelo Departamento de Mobilidade Urbana, indicam que durante todo o ano de 2010, período em que os equipamentos de fiscalização eletrônica ainda não estavam na ativa, ocorreram 1.690 acidentes de trânsito em Hortolândia. Já em 2011, durante todo o ano foram 735 acidentes, como capotamentos, colisões e atropelamentos.
Se o percentual de vítimas for levado em conta, a diminuição pós-radar é ainda maior: em 2010, 502 acidentes resultaram em vítimas hospitalizadas; em 2011, foram 64 vítimas, um percentual 87% menor. Apesar de os radares não acabarem com as ocorrências de trânsito, a fiscalização eletrônica preserva vidas. Os motoristas que respeitam as leis de trânsito colaboram ao manter uma direção segura. Os pedestres também ganham ao poder circular com maior tranqüilidade pelas vias do município.
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves dos Reis, a redução do número de acidentes se deve a prudência dos motoristas. “Antes da instalação dos radares, fizemos campanhas de orientação aos motoristas. Com isso, garantimos que a maior parte da população fosse informada sobre o início da fiscalização. Completamos um ano de radar com resultados positivos”, comemora o secretário.
Hoje, são 13 pontos fixos de fiscalização e uma lombada eletrônica, localizados nas principais vias, como a Olívio Franceschini (Parque dos Pinheiros e região central), Avenida da Emancipação (Jardim Mirante) e Avenida Santana (Jardim Amanda). Os radares fixos fiscalizam parada sobre faixa de pedestres, avanço de sinal vermelho e velocidade acima do permitido. Hortolândia conta, ainda, com um equipamento de radar móvel, que faz a fiscalização de excesso de velocidade, uma vez por semana, em seis locais diferentes.
CONVERSÃO DE MULTAS
Quem receber notificação de multas leves de trânsito, como as por estacionamento em local proibido, por exemplo, podem solicitar, junto ao Departamento de Mobilidade Urbana a conversão da infração para autuação de trânsito. Para isso, o condutor notificado deverá freqüentar um curso de capacitação, oferecido pela Prefeitura. Com isso, a multa leve é extinta e o motorista pode dirigir sem pendências junto à autoridade de trânsito.
Os interessados devem procurar o Departamento de Mobilidade Urbana, localizado na Rua Wilson Chibin, nº 40, no Remanso Campineiro, para protocolar a solicitação. Os casos serão analisados individualmente e o condutor será avisado se o pedido da conversão foi ou não aceito.
Entre as infrações consideradas leves estão estacionamento proibido, trafegar pela faixa exclusiva de ônibus e usar buzina prolongada sucessivamente a qualquer pedestres.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia