Espetáculo dentro de ônibus é atração em Hortolândia
quarta-feira, 28 de setembro de 2011Deste domingo (25) a quarta-feira (28) mais de 5 mil crianças do ensino municipal de Hortolândia vão assistir ao espetáculo “Filhotes do Brasil”, que chega à cidade por meio de uma parceria entre a Prefeitura da cidade Hortolândia e a AutoBAn (concessionária do sistema de rodovias Anhanguera/Bandeirantes).
A apresentação de “Filhotes do Brasil” acontece de forma inusitada, com os atores fazendo a encenação da peça dentro de um ônibus especialmente reformado, o Buzum. Serão oito apresentações por dia, com sessões que duram em média meia hora. O ônibus tem capacidade para receber 40 crianças por sessão.
O coordenador pedagógico do Centro de Formação de Professores, Edivaldo Marcondes Leonardo, calcula que no total a peça deverá ser vista por aproximadamente 5.500 alunos dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental.
“O (projeto) Teatro sobre Rodas é muito importante do ponto de vista pedagógico porque passa mensagens educativas sobre meio ambiente de forma lúdica. Os alunos incorporam melhor o conteúdo. É um complemento do trabalhado realizado pelos professores em sala de aula”, elogiou o coordenador.
O espetáculo mostra a relação entre filhotes e seus pais e a interação deles com a natureza, buscando levar aos telespectadores uma mensagem de conservação do sistema ecológico.
Dentro do Buzum há palco, iluminação, sonorização e ar condicionado, além do espaço da plateia. Segundo a AutoBAn, é um resgate do melhor estilo dos atores mambembes, que iam com seus teatrinhos de cidade em cidade alegrando adultos e crianças até por volta da década de 70, do século passado.
Essas peças surgiram no século 12, Idade Média, na Europa, quando artistas – atores, malabaristas, cantores, etc – fugindo da repressão da Igreja começaram a viajar em carroças, apresentando seus espetáculos, e eram chamados de “Saltimbancos” (do italiano “Saltare in banco”). A expressão mambembe surgiu no Brasil, provavelmente entre os séculos 17 e 18.
Cidadãos
Neste domingo (25), a estreia do projeto acontecerá no Jardim Amanda 2, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caic, localizada na Avenida Graciliano Ramos, 698. Neste dia, a apresentação será aberta à comunidade. No período da manhã, os espetáculos ocorrem a partir das 9h30. À tarde, a partir das 13h30.
Para a secretária de Educação, Sandra Fagundes, a parceria entre Prefeitura e AutoBAn acaba por promover atividades de educação para o trânsito e o meio ambiente, realizadas com alunos do município.
“Trabalhos como esse, que integram lazer e arte, ajudam na transformação de crianças em verdadeiros cidadãos com responsabilidade social”, comentou a secretária.
Programação
Dia 25 – Em frente à Emef CAIC – Avenida Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda II
Dia 26 – Emef Primavera – Rua 20, n° 350, Jardim Primavera
Dia 27 – Emef Marleciene P.P. Bonfim – Rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92
Dia 28 – Emef Salvador Zacharias – Rua Adail Alves da Silva, 525, Jardim Novo Ângulo
Fonte: Jornal O LIberal