Estudantes de Hortolândia são selecionados para a etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa
terça-feira, 2 de outubro de 2012Cinco alunos das redes municipal e estadual de ensino foram selecionados para representar Hortolândia na etapa estadual da 3ª Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, promovida pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com a Fundação Itaú Social e Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Na cidade de São Paulo, a etapa estadual começa em três de outubro e se encerra em 28 de novembro.
No município, foram classificados textos em três dos quatro gêneros propostos: Poema, Memórias Literárias e Crônicas. Nenhum estudante do Ensino Médio (2º e 3 º ano) conseguiu indicação no gênero artigo de opinião.
Iniciada em 2008, este ano a Olimpíada tem como tema “O Lugar Onde Vivo”. De acordo com o MEC, a proposta da competição é estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre estudantes da educação básica pública.
Para selecionar os trabalhos elaborados pelos estudantes, a competição é dividida em etapas, que vão da escola até a esfera nacional, passando pelo município, estado e região. Na etapa final, a premiação abrange entrega de medalhas, obras literárias, microcomputadores e aparelhos de som portáteis, entre outros itens, a 20 estudantes e 20 professores. Nas fases intermediárias, também há prêmios para alunos, professores e escolas. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 10 de dezembro.
Representantes de Hortolândia
Na categoria Poema, dois dos três selecionados são da rede municipal, alunos da 5ª série das Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Boa Esperança e Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jardim Adelaide. Stefannya da Sílvia Costa ficou em primeiro lugar e Ana Clara do Amaral Rodrigues, em terceiro. O segundo lugar ficou com Carlos Eduardo Luciano da Silva, da EE (Escola Estadual) Profª Liomar Freitas Câmara.
Formada por três professores de Português, dois da rede estadual e um da municipal, a Comissão Julgadora Municipal inscrita na Olimpíada do MEC selecionou um representante da 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental para a categoria Memórias literárias: Leonardo Fonseca Mendes, da EE Profª Liomar Freitas Câmara. Na categoria Crônica, destinada a estudantes de 9ª série do Fundamental e 1º ano do Médio, o texto selecionado foi de Beatriz Santos Miranda, da mesma EE.
Esta é a segunda vez que Hortolândia participa da Olimpíada da Língua Portuguesa. Presidente da Comissão Julgadora Municipal, o prof. Edivaldo Marcondes Leonardo avalia como “expressiva” a participação dos alunos da educação fundamental um (1ª a 5ª série) da rede municipal na Olimpíada, considerando-se a conquista do primeiro e do terceiro lugares na categoria Poema. Ele ressaltou o fato de que, na rede municipal, há apenas uma escola, recém-municipalizada, de ensino fundamental dois (6ª a 9ª série). Todas as demais são de ensino infantil e educação fundamental um.
Fonte: Prefeitura Hortolândia
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Radares flagram 193 infrações por dia no Corredor Metropolitano em Hortolândia
- Prefeitura de Hortolândia pede reintegração de posse de terreno
- Assaltos desviam rota de ônibus em bairro de Hortolândia
- PMs de Sumaré são presos sob suspeita de invadir casa em Hortolândia
- Hortolândia amplia busca por pacientes com sintomas de hanseníase