Guardas param por coletes vencidos em Hortolândia
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013Parte do efetivo da Guarda Municipal de Hortolândia paralisou os serviços ontem para protestar contra a situação dos coletes à prova de bala da corporação, que estão vencidos desde dezembro.
A Secretaria de Segurança recolheu os equipamentos e informou que irá fazer o revezamento entre os guardas dos quatro turnos até a compra dos novos. Por conta do protesto, as viaturas não circularam ontem e a segurança foi reforçada pela Polícia Militar.
A cidade possui hoje 158 guardas municipais e a distribuição dos coletes é prevista na legislação municipal de Hortolândia, na qual é tratada como uma obrigatoriedade. Segundo um dos servidores que aderiram à paralisação, Osmar Costa de Souza, os guardas não se sentem seguros para fazer o patrulhamento com coletes vencidos.
Ele afirmou que 13 dos 16 patrulheiros que estavam no turno de ontem cruzaram os braços na sede da corporação, na Avenida da Emancipação. “Entramos às 6 e vamos até as 18 horas. Ninguém vai sair para a rua”, declarou Souza, no início da tarde de ontem. “Não dá pra trabalhar. É um risco ir para rua deste jeito”.
A Secretaria de Segurança informou que protocolou em julho de 2012 o pedido de autorização para licitar os equipamentos à Seção de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC2), instituição do Exército Brasileiro, já que 56 coletes venceriam em dezembro de 2012.
A autorização foi emitida em dezembro e, desde então, a pasta diz que aguarda a documentação para a efetivação da compra. A assessoria de imprensa do Exército não foi encontrada para comentar o assunto.
A Secretaria afirmou também que propôs, em dezembro, o revezamento dos equipamentos. A proposta foi recusada pelos guardas naquela ocasião. Devido à paralisação, a Secretaria decidiu pelo recolhimento dos equipamentos para implantar o rodízio de coletes.
A pasta afirmou que o secretário de Segurança na cidade de Hortolândia, Marcelo Borges, deverá ir até Brasília na próxima semana para resolver a situação.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Hortolândia é a 19ª em ranking de saúde na Região Metropolitana
- Hortolândia conquista 6ª lugar nos Regionais e vai disputar os Jogos Abertos do Interior
- Em Hortolândia, viação ganha mais 4 meses
- Fogo é controlado em fábrica de colchões em Hortolândia, SP
- Prefeitura de Hortolândia reforça a segurança nas escolas municipais