Hortolândia abre inscrições para oficinas culturais
quarta-feira, 31 de agosto de 2011A Prefeitura guia de Hortolândia abre, a partir de quinta – feira (01/09), inscrições para as oficinas de Cinema de Celular, que receberá inscrições até o dia 09 de setembro, Fotografia, que receberá inscrições até 12 de setembro, Literatura com Narração de Histórias, com inscrições abertas até dia 19 de setembro e Teatro Infantil com inscrições até 15 de setembro. São 30 vagas para cada oficina. As inscrições podem ser feitas no CAC (Centro de Artes e Cultura), localizado na Avenida Armelinda Espúrio da Silva, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.
A oficina de Cinema de Celular é direcionada para pessoas acima de 16 anos de idade. Para se candidatar é necessário realizar inscrição acompanhada de uma carta de interesse. O curso pretende explorar a linguagem cinematográfica a partir da captura de imagens por meio de uma câmera de aparelho celular. Os alunos produzirão um filme utilizando as possibilidades tecnológicas oferecidas pelo aparelho.
O curso será ministrado pelo professor João Paulo Miranda, graduado em Cinema e mestre na área pela Unicamp (Universidade de Campinas). O professor é vencedor da competição mundial promovida pela CNN (Cable News Network), um canal de notícias a cabo norte-americano. Miranda também é coordenador do Grupo Kino-Olho, em Rio Claro.
O curso de fotografia também é destinado a pessoas a partir de 16 anos. Serão selecionados os primeiros inscritos. A oficina abordará os princípios básicos e técnicas da fotografia digital. Serão realizadas aulas teóricas e exercícios práticos dentro e fora da sala de aula.
O curso será ministrado pelo fotógrafo Paulo Baliéllo. Baliéllo é formado em fotografia profissional pela Escola Techimage de Fotografia. Atuou em projetos de fotografia no Instituto de Educação e Ciências Aplicadas.
O curso de Literatura e narração de Histórias, denominado Oficina ‘Histórias Sem Fim’ é destinado aos arte-educadores, a partir de 18 anos. Serão selecionados os primeiros inscritos. O curso abordará a prática da narrativa de histórias orais. A atividade será aliada a linguagens de artes plásticas e música. Serão explorados textos de autores de diversas nacionalidades.
A oficina será ministrada pela arte-educadora e contadora de histórias Malu Neves. A educadora trabalhou com projetos de extensão na Unicamp e foi premiada pela Ficc (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas).
O curso de iniciação ao teatro infantil ‘O brincar de fazer teatro’, é destinado a crianças entre 07 e 10 anos de idade. A oficina utilizará jogos, brincadeiras e cantigas populares. As crianças serão estimuladas a desenvolver trabalhos rítmicos, musical, corporal e espacial.
A oficina será ministrada pela atriz Julia Cavalcanti, graduada em Artes Cênicas pela Unicamp. Além de atriz, é educadora, produtora e iluminadora Integra o premiado grupo de teatro ‘Os Geraldos’, de Campinas. Participou de diversos espetáculos teatrais e realizou atuações em cinema. Trabalha com o ensino da linguagem teatral para diversos públicos e segmentos.
Fonte: Paulínia News
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Hortolândia busca cidade chinesa para firmar parceria econômico-cultural
- Defesa Civil de Hortolândia alerta para período de estiagem
- Sebrae Móvel oferece atendimento gratuito a empreendedores de Hortolândia
- Obras se arrastam em Sumaré e Hortolândia
- Inspeção visa padronizar o trabalho feito pelas juntas militares em Hortolândia