Hortolândia e Sumaré aumentam em até dez vezes casos de dengue
quarta-feira, 26 de junho de 2013Hortolândia e Sumaré registram aumento de cerca de dez vezes nos números de casos de dengue em relação ao ano anterior, segundo dados das secretarias de Saúde. São 1.116 casos em Hortolândia, contra 126 em 2012. A vizinha Sumaré tem 1.414, sendo que no ano anterior foram 205, um aumento de quase sete vezes.
“O mato aqui no bairro está crescendo e não vieram limpar”, reclama o tintureiro Carlos Roberto Alves, morador do Altos de Sumaré, em Sumaré. Lá oito pessoas foram infectadas em uma única rua.
O mato cresceu tanto que é impossível ver o córrego que passa pelo local. Para aumentar a preocupação, os moradores reclamam do lixo que é depositado por vizinhos.
O aposentado Nelson Varolo também pediu ajuda pública, mas não gostou da resposta dada por um servidor público por telefone. “Dengue não mata”.
Cansados, os moradores do bairro pagaram pela aplicação de veneno em um foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Em Hortolândia, vários locais estão com focos do mosquito da dengue. No Jardim Amanda um posto de gasolina abandonado tem água parada. A cobradora de ônibus Juliana de Brito quer que a Prefeitura faça algo.Em outro local, com entulho de barracos de famílias retiradas também tem larvas do Aedes aegytpi.
“Temos medo, porque temos crianças”, lamenta o pedreiro Carlos Alberto Antônio.
A Prefeitura de Sumaré informou que o trabalho preventivo de combate à dengue estava parado há mais de seis meses, quando a nova administração tomou posse em janeiro passado. Isso facilitou as condições para aumento dos casos da doença. O ex-prefeito José Antônio Bacchim (PT) não foi encontrado para comentar o caso.
Apesar da reclamação dos moradores de Hortolândia, a administração informou que faz a limpeza da cidade todos os dias e aos finais de semana mutirões para recolher objetos que possam acumular água.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Hortolândia: Residencial São Sebastião recebe Prefeitura na Comunidade
- Hortolândia: Rede de esgoto chega a Vila da Conquista
- Hortolândia investe em qualificação para expandir polo ferroviário
- Polícia localiza corpo carbonizado em Hortolândia
- Shopping Hortolândia comemora Dia das Mães com brindes e viagem a Porto Seguro