Hortolândia inclui ginástica laboral na rotina dos servidores
quarta-feira, 14 de setembro de 2011Funcionários da Prefeitura guia de Hortolândia terão alguns minutos do dia para a prática de ginástica laboral (atividade física no ambiente de trabalho). A vice-prefeita e secretária de governo, Jacyra Souza, lançou, nesta terça-feira (13/09), o projeto HortoAtiva que garantirá mais qualidade de vida a 4.100 trabalhadores. A ação faz parte do projeto Viva Mais, criado com o objetivo de promover atividades que incentivem hábitos saudáveis na população.
Junto com alunos e servidores do CCE (Centro de Convivência Educacional) Viva Mais, no Jardim Santa Clara II, onde ocorreu o evento, a vice-prefeita experimentou o prazer de realizar alguns minutos de atividade física. Os convidados fizeram uma seqüência de exercícios com a coordenação da professora de educação física, Talita de Castro Caetano.
”Nosso objetivo é ampliar a qualidade de vida dos servidores, evitar afastamento por doença, reduzir o nível de estresse e aumentar a satisfação no ambiente de trabalho. Faz parte da nossa política de valorização dos trabalhadores que muito contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse Jacyra.
De acordo com o coordenador do Projeto Viva Mais, Rodrigo Freire, o HortoAtiva envolverá, inicialmente, servidores das secretarias de Educação, Saúde, Esportes e Recreação onde já existem profissionais das áreas de educação física e fisioterapeutas para aplicar os exercícios de ginástica laboral. Essas secretarias abrigam mais de 50% dos funcionários da Prefeitura.
“Até o final deste ano, o HortoAtiva atenderá todas as secretarias. A prática de atividade física por 10 ou 15 minutos no ambiente de trabalho, pelo menos três vezes por semana, amplia a disposição, faz bem para o trabalhador e para as pessoas que se relacionam com ele. O fruto disso, missão de todos nós, é servir a população melhor”, afirma Freire.
Profissionais especializados atuarão nas diversas secretarias e departamentos da Prefeitura para aplicar as técnicas de ginástica laboral, conforme as necessidades de cada área de trabalho.
Além de promover a saúde dos trabalhadores, os exercícios evitam lesões por esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Também reduzem o estresse, aumentam o poder de concentração e motivação do trabalhador.
Ao incluir a ginástica laboral no ambiente de trabalho, a Prefeitura pretende estimular cada trabalhador a criar o hábito de praticar outras atividades esportivas.
“Através dos servidores, vamos semear o projeto Viva Mais. Nós somos os principais responsáveis pela nossa saúde”, observou o coordenador de atividades e práticas corporais da Secretaria de Saúde, o fisioterapeuta Alfredo Wagner da Conceição.
VIVA MAIS
Criado pela Prefeitura no ano passado, o Viva Mais tem o objetivo de promover a qualidade de vida por meio do incentivo de hábitos saudáveis na população.
A ação, desenvolvida pela Secretaria de Saúde, envolve todos os setores da Prefeitura na tarefa de desenvolver atividades que ampliem a expectativa de vida da comunidade.
“Com atitudes simples e eficazes, as pessoas podem alcançar maior longevidade”, resume o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi, idealizador do projeto Viva Mais.
O Viva Mais defende 13 fatores para conquistar uma vida mais longa: alimentação saudável, atividade física, bom relacionamento familiar, lazer, amigos, educação como exercício da cidadania, qualidade de sono, fé e confiança, moradia, segurança e bem estar, integração e zelo pelo meio ambiente, trabalho e cultura de paz.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Guardas param por coletes vencidos em Hortolândia
- Rede São Vicente inaugura supermercado em Hortolândia e gera 200 empregos
- Prefeitura de Hortolândia pede reintegração de posse de terreno
- Projeto Decolar: workshop gratuito para jovens em Hortolândia
- Caixa de supermercado é morta em assalto em Hortolândia