Hortolândia: Projeto Ciência em Ação participa do Hortolendo pela primeira vez
quinta-feira, 16 de maio de 2013O Hortolendo, festa literária promovida pela Prefeitura de Hortolândia, está cheia de novidades. Nesta terceira edição, uma das 40 tendas que serão armadas para estimular nos visitantes o prazer da leitura vai mostrar, por meio de atividades lúdicas e interativas, a ciência de um modo diferente e divertido. É a primeira vez que os “cientistas malucos” do projeto Ciência em Ação participam do evento, marcado para o domingo, 26 de maio, no Parque Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola). O Creape fica na Rua Bolívia, 290, no Jardim Santa Clara do Lago II.
Realizado pela Administração, por meio das secretarias de Cultura e Educação, o Hortolendo conta com o apoio da EMS, patrocinadora do Ciência em Ação. A expectativa dos organizadores é atrair de 25 a 30 mil visitantes na edição deste ano, que celebra o aniversário de 22 anos da cidade. Nos anos anteriores, a festa reuniu mais de vinte mil pessoas, em cada edição, entre alunos das unidades escolares da rede municipal, estadual e particular de ensino, artistas locais e comunidade.
Ciência em Ação
Com o objetivo de fomentar nas crianças o gosto pelo saber científico, os integrantes do projeto apresentam oito oficinas, com duração média de meia hora cada uma, divididas em duas faixas etárias. Enquanto as oficinas “Se Liga no Sol”, “Espaço Nutrição”, “Espaço Geleca” e “O que você sabe sobre H2O?” estão voltadas para crianças de 6 a 8 anos, as de 9 a 12 anos poderão conferir as atividades do “Fumar nem Pensar”, “Feito por Mim”, “Cuide de seus Ossos” e “Lugar de Lixo é no Lixo?” (confira quadro de oficinas abaixo).
Deste modo, os pequenos aprendizes de cientistas entendem não só a importância de se protegerem dos raios solares, mas também como funciona a camada de ozônio que envolve a Terra, por que é preciso usar a água de maneira racional e qual é o valor nutricional dos alimentos.
Às 16h, no palco principal da festa, haverá também o show Mad Science, que apresenta experiências sobre diversos temas, desde as propriedades do ar até os efeitos incríveis do gelo seco.
“Ciência em Ação é a leitura na prática. É um capítulo do Hortolendo que permite ao leitor vivenciar um universo que, na maioria das vezes, só tem oportunidade de imaginar nas páginas dos livros. É materializar a leitura”, diz o secretário de Cultura, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio.
Aproximar a criança dos livros e a escola da comunidade
O Hortolendo é aberto ao público e oferece atividades gratuitas para todas as faixas etárias. Tem por objetivo criar laços prazerosos entre as crianças e os livros, por meio de atividades lúdicas, como brincadeiras e contação de histórias.
Durante o evento na cidade Hortolândia, a produção das escolas municipais ganha destaque em diversos gêneros literários, entre eles poesia, literatura de cordel, parlendas (versinhos com temática infantil recitados em brincadeiras de crianças), história em quadrinhos, contos, canções, receitas e feira da troca de livros. Para tanto, a Prefeitura disponibiliza uma estrutura de cerca de 40 tendas de leitura com diversos gêneros literários, barracas para troca de livros, praça de alimentação, oficinas artísticas e um palco para apresentações culturais.
Segundo a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o Hortolendo tem duas funções: a valorização dos livros e da leitura e a criação de um bom relacionamento com a comunidade. “O evento é um marco do trabalho que é realizado dia a dia nas escolas, buscando na criança o hábito e o prazer na leitura, a cultura e o conhecimento por meio dos livros, e os vínculos entre comunidade e escola”, destaca a secretária.
Fonte: Prefeitura Hortolândia