Subsídios podem subir até 42,8% em Hortolândia
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011O salário dos vereadores de guia Hortolândia pode ter um aumento de 42,8%. Atualmente, o valor bruto recebido pelos parlamentares é pouco mais de R$ 7 mil. Na sessão da terça-feira, a última do ano, o projeto de lei que dispõe sobre os salários foi lido no plenário, sem que fosse votado. Segundo o diretor-financeiro da Câmara dos Vereadores, Edvaldo Cardoso da Silva, o documento foi formulado após uma conversa com o presidente do Legislativo, José Nazareno Gomes (PT), e teve como base o valor recebido pelos deputados estaduais. Mesmo que seja aprovado ainda neste ano, o que necessitaria uma sessão extraordinária, os salários reajustados só passariam a valer a partir da próxima legislatura, em 2013.
Em conversa com a reportagem, o diretor explicou que o reajuste se baseia no salário recebido pelos deputados estaduais, atualmente, R$ 20 mil. De acordo com a legislação federal, os subsídios dos vereadores devem corresponder à metade do recebido pelos deputados. “Nas cidades que têm de 100 a 300 mil habitantes, o valor é de 50%, como é o caso de Hortolândia. Em cidades como Campinas, por exemplo, o valor é maior, de 75%”, explicou Cardoso.
O projeto que estipula o aumento do salário dos parlamentares ainda não foi levado à discussão dos vereadores. O diretor-financeiro afirma, porém, que o número de cadeiras que serão ocupadas na próxima legislatura pode reduzir o valor do reajuste. “Temos uma folha de pagamento de funcionários que já está no limite. Dependendo do número de vereadores na Câmara, teremos que cortar gastos de algum lugar. E pode ser do salário deles. Estamos gastando os 6% que a Câmara tem direito com os pagamentos. Se aumentar para 20 vereadores, o bolo é o mesmo para ser dividido”.
Para que o projeto seja votado ainda neste ano, a Câmara deverá marcar uma sessão extraordinária, algo considerado “muito difícil de acontecer” por Cardoso. A reportagem tentou contato com o presidente do Legislativo, mas não teve resposta.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Hortolânda:
- Hortolândia: Residencial São Sebastião recebe Prefeitura na Comunidade
- Hortolândia e mais 10 cidades tem prioridade no programa de médicos importados
- Três são presos por tráfico de drogas domingo à noite no Jardim Amanda, em Hortolândia
- Prefeitura de Hortolândia regulariza 2 mil imóveis
- Orquestra de Sopros de Hortolândia se apresenta em shopping