Viveiro municipal será espaço de educação ambiental em Hortolândia
terça-feira, 3 de julho de 2012O Viveiro Municipal Antonio da Costa Santos, inaugurado pelo prefeito Angelo Perugini nesta sexta-feira (29), será também espaço de educação ambiental. O projeto da Prefeitura é transformar o lugar num viveiro-escola com a realização de cursos, palestras e atividades relacionadas à proteção e preservação do meio ambiente. O espaço de cultivo de árvores e plantas está localizado na rua Stefano Dilo, nº 350, bairro Adventista Campineiro.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva, a nova área garante uma infraestrutura mais eficiente no cultivo de mudas de árvores e plantas. “Desde 1991, o viveiro funcionava numa área precária no Parque Ortolândia. Saímos de uma área de 5 mil m² e, agora, estamos num espaço de 26 mil m² onde, além de cultivar as plantas, poderemos realizar as ações de educação ambiental que envolvam toda a comunidade”, observou Silva. O novo viveiro também recebeu equipamentos, veículos e ferramentas apropriados.
Para o prefeito Angelo Perugini, o viveiro é uma ferramenta importante para ampliar a área verde da cidade. “Estamos trabalhando para consolidar Hortolândia como cidade dos hortos. Então, esse espaço de produção de mudas é muito importante. Estamos recuperando nossas nascentes d´águas, plantando árvores às margens dos córregos, construindo parques, dando solução para a questão do lixo com a inauguração da usina de reciclagem de entulhos. Cuidamos do meio ambiente porque isso significa preservar vidas”, disse o prefeito.
As espécies são utilizadas pela Prefeitura de Hortolândia no plantio em áreas públicas, paisagismo e na doação de mudas para o cultivo nas calçadas, por meio do programa de arborização urbana. Para adquirir uma muda de árvore apropriada para o plantio em calçada, o morador deve ir até o viveiro, escolher uma espécie de árvore disponível para doação e se cadastrar. É gratuito.
Após o cadastro, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizará o plantio adequado na calçada e ensinará o morador a maneira correta de cuidar da muda. A nova estrutura permite ao viveiro municipal produzir 400 mudas diariamente.
Homenagem
O nome dado ao viveiro é uma homenagem ao ex-prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, assassinado a tiros no dia 10 de setembro de 2001, oito meses depois de tomar posse. Toninho era professor e arquiteto, apaixonado pela urbanização de favelas, pelo restauro e preservação da história.
Fonte: Prefeitura Hortolândia